Há um pouco mais de dois anos, eu, como muitos internautas, considerava o Twitter uma rede social onde as pessoas só falavam futilidades. Mas foi só ingressar na rede e percebi que o Twitter é o que fazemos dele. Lá existem pessoas que falam banalidade, mas existe também muita informação. Se antes tínhamos um mundo em 140 caracteres, agora a rede é muito mais do que isso. Agregado ao Twitter, tem um tal de tweetlonger e quem gosta de escrever faz a festa.
Os usuários deficientes visuais podem acessar facilmente o Twitter. Pela
página,
pelo celular, ou através de programas específicos como o Qwitter e o Bc_Tweeter, ambos gratuitos.
Hoje tive meu primeiro contato com este programa e a pedido de minha amiga
Jobis
estou trazendo para vocês as minhas primeiras impressões, de acordo com os testes que fiz. Saliento que algo pode haver passado despercebido e qualquer acréscimo é sempre bem-vindo nos comentários.
Então, vamos começar:
1. O manual e a interface do programa estão em espanhol. Isso é desvantagem em relação ao Qwitter, que está em português.
2. Ao contrário do Qwitter, você não pode manipular a rede social de qualquer janela do windows, apenas da janela do BC_tweeter. O máximo que você pode fazer é minimizá-la para a barra do sistema, mas sempre que quiser verificar ou escrever qualquer tweet, deve clicar no ícone dela.
3. Após a instalação, não há atalho na área de trabalho. Você precisa ir no menu iniciar. Embora, claro, é possível criar um atalho para o programa se for do seu interesse. Outra coisa que difere do Qwitter é a necessidade de digitar uma senha de segurança, sempre que iniciar o programa. Essa senha é criada por você ao término da instalação, na abertura de sessão.
4. A interface dele é muito bem organizada e fácil de utilizar. Com tab navegamos pelas guias principais: menções, principal, diretas, enviados. Podemos entrar em qualquer destas guias com barra de espaço e navegar pela lista de tweets com setas para cima ou baixo; esquerda ou direita.
5. Com alt você acessa a barra de menu. Os menus correspondentes desta barra, com setas para a direita. As opções de cada menu, com setas para cima ou baixo. Existe também o menu rápido, o qual você tem acesso através da tecla aplicações. Em ambos os menus você encontra opções de tweet como: responder, responder a todos (essa eu não vi no Qwitter e considero muito importante), retwittar, enviar DM e outros. Também encontra opções de usuários como: seguir, bloquear, deixar de seguir...
6. Outra vantagem do Bc_tweeter: é integrado ao tweetlonger. Ou seja: ao escrever um novo tweet você não precisa mais se preocupar, caso passe dos 140 caracteres. Apesar de fazer o som característico de limite ultrapassado, ao enviar, o JAWS avisa que irá publicar no tweetlonger. Todos os tweetlongers iniciam com TL e se você desejar ler
algum, nem precisa abrir o link exibido em twets longos. Basta clicar em detalhes do tweet, no menu rápido.
7: algumas desvantagens:
A: Não encontrei nem nos testes nem no manual a opção de trocar o esquema de som, nem deixar mudo, ou diminuir o volume. Esse esquema de som original é muito alto.
B: Ao acessar a linha do tempo de determinado usuário, não descobri se há como deixá-la permanentemente na lista de guias, assim como pode ser feito no Qwitter.
C: Não encontrei a maneira de criar listas específicas para determinados temas. Por exemplo: lista tecnologias, na qual adiciona-se somente perfis de pessoas que abordam este assunto.
Saliento que para um programa que ainda está na versão 1.0, é bastante avançado e promete ser cada vez melhor, caso haja novas versões. O Qwitter já está na versão 4.5.
Por fim, são duas opções muito boas e cabe ao usuário escolher a melhor para si. Espero que esta explicação, apesar de extensa, possa ajudar a alguém. Principalmente aos que não entendem muito bem o espanhol.
Para finalizar, quem desejar contribuir com sugestões ou informar erros no programa, basta escrever, preferencialmente em espanhol, a:
Ernesto Blanco
É interessante pensar em como ultimamente as pessoas se preocupam cada vez mais com a rapidez na execução das tarefas, a possibilidade de se fazer várias coisas ao mesmo tempo e etc. Por isso, pessoas que enxergam se ligam cada vez mais em programas com ícones mágicos que fazem várias coisas ao mesmo tempo. Para mim, o qwitter criou um novo conceito em usabilidade para usuários cegos, com o diferencial de se poder fazer qualquer coisa e ler os twitts, enviar, etc, sem se ter que sair da janela em que se está trabalhando. Considero o programa aqui analisado uma ideia fantástica, mas espero que outros criem mais programas fantásticos como o Qwitter, que elevam a experiência multi-tarefa a um outro patamar de eficiência. Continuarei testando este interessante programa, mas torcendo para que os desenvolvedores do Qwitter continuem acreditando neste fantástico projeto.
ResponderExcluirNão duvido que se esse programa continuar a ser desenvolvido ficará igual ou melhor que o qwitter e quem sabe essa possibilidade seja em breve incorporada. Dizem que podemos sempre aproveitar as boas coisas para construir coisas ainda melhores. Bjos.
ResponderExcluirCerto, mas por que o qwitter foi abandonado mesmo???
ResponderExcluirJobis, a última coisa que eu soube em relação a isso foi que o Qwitter está sem previsão de atualização, depois do problema com as mensagens diretas e enviados. Então, como surgiu uma nova opção de programa, alguns DVS estão testando. Mas imagino que o Qwitter será atualizado sim. Bjos.
ResponderExcluirEntrei em contato com o suporte e fui informada que o Qwitter 5 será lançado em breve. Os Desenvolvedores estão corrigindo alguns bugs. Pra quem gosta do Qwitter, é só aguardar mais um pouco.
ResponderExcluir