Traduzir

sábado, 3 de dezembro de 2011

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Há 3 décadas, a ONU estabeleceu o 03/12 como o dia internacional da pessoa com deficiência. O que nos leva, nos dias atuais, a debater questões como: deficiência e inclusão, deficiência e mercado de trabalho, acessibilidade web, tecnologias para deficientes, etc. No passado, pessoas com deficiência viviam trancafiadas em casa, sem perspectivas de um futuro promissor. Hoje, grande parte dessas pessoas está assegurando seu espaço na sociedade. Luta por seus direitos, busca superar suas dificuldades da mesma maneira que qualquer pessoa sem deficiência.

Em homenagem ao dia de hoje, leiam e reflitam acerca da mensagem "Juntos por um Mundo Melhor: Incluindo Pessoas com Deficiência no Desenvolvimento" escrita pelo Secretário Geral da ONU e traduzida por Romeu Kazumi Sassaki

Passaram-se 30 anos após as Nações Unidas comemorarem pela primeira vez o Ano Internacional das Pessoas com Deficiência, então focando o tema "Participação Plena e Igualdade". Durante este lapso, foram alcançados notáveis avanços na tarefa de divulgar os direitos das pessoas com deficiência e fortalecer o marco normativo internacional para a realização destes direitos, desde o Programa de Ação Mundial para as Pessoas Deficientes (1982) até a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006). Cada vez mais países se comprometem a proteger e promover os direitos das pessoas com deficiência. Não obstante, muitas tarefas permanecem pendentes. As pessoas com deficiência apresentam os índices mais altos de pobreza e de privações; e a probabilidade de que não tenham atendimento médico é duas vezes maior. Os índices de emprego das pessoas com deficiência em alguns países chegam a apenas um terço dos da população geral. Nos países em desenvolvimento, a diferença entre os índices de frequência à escola primária das crianças com deficiência e os de outras crianças se situa entre 10% e 60%. Essa exclusão multidimensional representa um altíssimo custo, não apenas para as pessoas com deficiência, mas também para toda a sociedade. Este ano, a celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência nos relembra que o desenvolvimento só poderá ser duradouro se for equitativo, includente e acessível para todos. É, portanto, necessário que as pessoas com deficiência estejam incluídas em todas as etapas dos processos de desenvolvimento, desde o início até as etapas de supervisão e avaliação. Corrigir as atitudes negativas, a falta de serviços e o precário acesso a eles, e superar outros obstáculos sociais, econômicos e culturais, redundarão em benefício de toda a sociedade. Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, faço um apelo aos governos, à sociedade civil e à comunidade internacional para que trabalhem em benefício das pessoas com deficiência e colaborem com elas, lado a lado, a fim de alcançarem o desenvolvimento includente, sustentável e equitativo em todo o mundo.

Um comentário:

  1. Muito bem, Fabrícia! Devo confessar que não conhecia a data, mas a inclusão deve ser não somente uma meta, né? Deve ser um "estado de espírito"! Se todos tivéssemos um está de espírito "inclusivo", muitas coisas seriam diferentes! Vamos em frente, não é mesmo?
    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir