Nunca vi um assunto que gerasse tanta curiosidade como os sonhos. Certamente, alguma vez na sua vida, você já tentou interpretar o que sonhou na noite anterior. Você já deve ter se divertido ou se surpreendido com algum sonho maluco, que fazia todo o sentido, mas somente enquanto você dormia. Quem nunca pesquisou significados de sonhos, ou considerou que aquele sonho, da noite passada, foi um "aviso"? Quem nunca foi dormir tenso, preocupado com algum problema e, ao acordar no dia seguinte, tinha a solução como em um passe de mágica?
E quando o assunto é sonho, frequentemente alguém me pergunta: "Você sonha? Como são seus sonhos"? Nada melhor do que responder contando um dos mais recentes e engraçados:
Eu estava sentada em um banco largo, desconfortável e sem encosto, localizado em um pátio de algum lugar desconhecido. Havia muita gente ao redor. Pelo barulho, quase ensurdecedor, aposto que havia mais de 200 pessoas. Eu utilizava um fone pequeno em apenas um ouvido. De repente, surge um rapaz desconhecido e pergunta: "Quero ver se você adivinha quem sou eu"! Rapidamente aperto um botão no fone e escuto o nome do sujeito. Ao repassar a informação, ele se surpreende: "Como você adivinhou tão rápido e no meio de tanto barulho"? Sem pestanejar, eu lhe digo: "É um aplicativo que instalei no meu iphone".
Em sonhos como esses, nos quais eu sou cega, minhas referências dos ambientes e das pessoas são as mesmas do mundo real: utilizo a audição, o tato, o olfato. Os sentimentos e sensações são os mesmos, com a diferença que eu consigo correr sem nenhum medo de cair e sou capaz até de voar! Também já sonhei despencando de um prédio bem alto, sorte que eu acordei bem na hora da queda e descobri que era só um sonho. Quem nunca passou por isso? Em outros, eu consigo enxergar perfeitamente. Vejo as pessoas, as cores e tudo o que não vejo quando estou acordada. Mas, ao abrir os olhos no dia seguinte, não consigo descrever as imagens que vi de olhos fechados. Só sei que as vi!
É, realmente, algo inexplicável e contraditório. Igualzinho a maioria dos nossos sonhos.
Gostaria de enfatizar que outras pessoas cegas de nascença ou que perderam a visão podem ter experiências diferentes acerca dos sonhos. Caso algum leitor deficiente visual queira narrar as suas, fique à vontade para postar nos comentários.
Parabéns Fabrícia. Você sempre surpreendendo. Sonhando ou acordada, você é sinal 10. Abraço. Antero.
ResponderExcluirOi, Antero! Adorei ler seu comentário aqui. Obrigada pela visita! Volte sempre. Bjs.
ExcluirGostei muito do texto. Parabéns.
ResponderExcluirMuito obrigada, Amanda! Fico feliz com sua visita.
Excluir