Traduzir

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Escolhas

Sabe aquela pedra que o Drummond tanto mencionou na poesia? Aquela "pedra no caminho", que de tão insistente, talvez não tenha sido esquecida? Aquela que foi capaz de fatigar retinas... E quem sabe até de fatigar o corpo inteiro...

Tem dias que esse tipo de "pedra" interrompe nossa caminhada. São obstáculos que precisamos ultrapassar. Ao nos depararmos com eles, geralmente as primeiras reações são de raiva, frustração, incapacidade, medo. Reações que nos impulsionam a fazer escolhas que poderão mudar o rumo da nossa caminhada. Vejamos algumas:

Parar e observar - É como se estivéssemos em uma prisão, de onde jamais pudéssemos sair. Não conseguimos enxergar nada além do obstáculo. Os anos passam e continuamos do mesmo jeito. Paramos no tempo, com a certeza de que estamos diante do "impossível".

Adiar - Sabemos que precisamos resolver o problema, mas sempre temos a desculpa perfeita para adiar. Deixamos para amanhã, depois adiamos para a semana seguinte e por aí vai. O obstáculo continua em nosso caminho, mas vamos nos desviando. Com o tempo, ele aumenta de proporção e nos vemos obrigados a tomar uma atitude. Quem nunca passou por isso?

Transferir responsabilidades - Às vezes, culpamos os outros pelos nossos problemas, ou achamos que eles devem resolvê-los para nós. Talvez seja uma atitude inconsciente, mas isso pode nos tornar indivíduos sem iniciativa, completamente dependentes da opinião alheia e cegos para nossos próprios erros.

O ideal seria que para cada "pedra" no caminho, fizéssemos a melhor escolha: removê-la de uma vez por todas! Mas não precisamos fazer isso sozinhos. Quando necessário, podemos pedir auxílio de outras pessoas a nossa volta.
Somos falhos, temos defeitos, mas também somos fortes e capazes. Por isso estamos aqui. Os obstáculos são lições difíceis que precisamos aprender. São oportunidades para o nosso crescimento. Se enxergarmos isso dessa forma, talvez seja mais fácil enfrentá-los.

Assim, de obstáculo em obstáculo, vamos trilhando nossa jornada e com o tempo perceberemos que até os que julgávamos mais difíceis foram ultrapassados. Sigamos em frente, certos de que todos os dias teremos pedras em nosso caminho, mas também teremos possibilidades de escolha.
O livre arbítrio é uma arma que deve ser utilizada com sabedoria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário