Traduzir

sábado, 14 de maio de 2011

Somos Todos Especiais

Certa vez, uma senhora se aproximou de mim e comentou: "tenho um filho que
também é uma pessoa especial. Ele tem deficiência auditiva".

Naquele instante eu me perguntei: por que os deficientes são
considerados "especiais"? Será que é pelo fato de receberem
atendimento específico em escolas especializadas?
Ou por precisarem, em algum momento, de cuidados especiais?

Não demorou muito e descartei ambas as hipóteses. A primeira, porque
observei que nem todos os deficientes se matriculam em escolas
especializadas. Uns porque acham que não precisam, outros porque moram
longe, outros porque não aceitam a deficiência.
A segunda, porque percebi que todas as pessoas precisarão de cuidados
especiais em algum momento da vida. De modo que o grupo de "pessoas especiais"
não seria restrito somente aos deficientes.

Se fizermos um passeio pela história dos deficientes, vamos descobrir
que no decorrer dos anos e de acordo com a evolução da sociedade, muitos
foram os termos utilizados para se referir a eles: pessoas
especiais, pessoas com necessidades especiais, portador de deficiência.
Em 2006, na convenção aprovada pela ONU, ficou definido que o termo
adequado é pessoa com deficiência. Simples
assim: somos o que somos. Sem exageros ou eufemismos.

Se hoje eu encontrasse novamente aquela senhora, diria que
Somos especiais, é claro. Mas não pelo fato de ter uma deficiência e sim
porque todas as pessoas são especiais. Cada qual com suas limitações e habilidades.

O desafio da humanidade é conviver, aceitar e respeitar as diferenças.
Não é à toa que a vida é um constante aprendizado.

6 comentários:

  1. Quando eu estava iniciando na escola, ainda quando se falava muito em educação especial, a Semana do Excepcional era comemorada com bastante diligência.
    Me recordo de um Jogral que do qual participei, no qual uma frase destaca bem o fato lógico que muitos teimam em não compreender:
    Somos todos diferentes, mas ser diferente é algo normal.
    Graças a Deus que não somos peças do mesmo molde, que podemos partilhar a grande beleza da diversidade e aprender com ela a sermos mais humanos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei nem o que dizer dos teus textos fley...São muito bons, de verdade.Qual será o tema do próximo? kkkk
    Rhaíssa

    ResponderExcluir
  3. Didi, a parte do corpo que eu mais gosto é a minha barriga...,sabe por que? Porque guardou minhas quatro filhas e que sempre me deram muito prazer, alegrias, felicidade etc... Foi maravilhoso ver o crescimento e desenvolvimento de todas vocês!! Fico muito feliz com o resultado de TUDO. É, FOI,ESTÁ SENDO MARAVILHOSO SER MÃE.Quero que todas vocês sejam mães e que um dia recebam uma homenagem tão linda como a que eu recebi da minha primeira filha, Beijos!

    ResponderExcluir
  4. É admirável crescer ao lado de uma pessoa com deficiência e saber que ela tem mais capacidade para enxergar a vida do que você.

    Enchergamos a vida com os olhos do rosto e não com os olhos da alma, os olhos do coração, quem enxerga a vida com os olhos do rosto não vê a vida com todo o colorido que ela realmente tem.

    Esta jornalista e agora blogueira, tem muita história para contar, muito a que se dizer, e TUDO ela fará com a pureza do olhar que tem em seu coração.

    Parabéns minha irmã, tenho orgulho de você!

    ResponderExcluir
  5. Deraldo Francisco da Silva31 de maio de 2011 às 21:06

    Puxa vida, Fabrícia, como você escreve fácil. Seus textos têm sempre um gostinho de "quero mais", "não acaba agora". Parabéns, particularmente pelo "Somos todos especiais". E somos mesmo.

    Deraldo Francisco
    jornalista

    ResponderExcluir