Traduzir

domingo, 27 de outubro de 2013

Lançamento de livro na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi sinônimo de sucesso!



Não costumo falar sobre o mesmo assunto em postagens sucessivas, mas quando a gente lança um livro, é difícil resistir a tentação! E quando as pessoas pedem mais detalhes sobre a publicação, aí sim que fica impossível!

O livro, que está sendo vendido no estande da EDUFAL durante a VI Bienal Internacional, é o resultado de uma das pesquisas desenvolvidas de 2008 a 2009, quando eu era estudante de jornalismo e bolsista de Iniciação Científica. Minha orientadora, Madileide Duarte, teve a ideia de construirmos um mapeamento na internet buscando descobrir trabalhos desenvolvidos por pessoas deficientes visuais (com cegueira ou baixa-visão). foram escolhidos três campos: das artes, da profissionalização e da pesquisa científica. Encontramos muitos trabalhos maravilhosos que vão desde a pintura, a música, o teatro, a construção e administração de sites / blogs, Teses de Mestrado, de Douturado e muito mais.

Ao ler este livro, imagino que sua visão sobre as pessoas com deficiência visual será ampliada e você se surpreenderá com a quantidade de coisas que essas pessoas são capazes de fazer, se quiserem! Afinal, como eu sempre falo: a deficiência visual é somente um detalhe, ainda mais nos dias de hoje com tantos recursos tecnológicos ao nosso dispor.

Por enquanto, apenas a versão impressa do livro está disponível. Porém, são cenas dos próximos capítulos o lançamento do ebook e da versão em Braille para que possamos torná-lo plenamente acessível.

Por fim, gostaria de agradecer a todos que compareceram ontem ao lançamento: familiares, amigos de infância, de colégio, de faculdade, de trabalho, amigos dos amigos... O espaço, que já era pequeno, ficou ainda menor com a presença de tanta gente querida. Em contrapartida, era cada vez maior a alegria em reencontrá-los. Madileide e eu ficamos muito felizes em tê-los conosco.

Para mim, foi indescritível ver a materialização de um sonho a tanto tempo esperado. Que alegria tocar, pela primeira vez, em um exemplar que ajudei a construir! Autografar outros tantos foi uma experiência muito prazerosa. Obrigada a todos que adquiriram a obra! Ao concluírem a leitura, vou adorar saber a opinião de vocês.

Aos que não puderam estar presentes de corpo e alma, estiveram de alma e coração; aos que nos enviaram vibrações positivas por e-mail, mensagem no face, comentários no blog etc, muito obrigada! aos jornalistas que fizeram matérias lindas sobre o nosso livro, ficamos muito felizes com o reconhecimento! Leia as matérias: Livro mapeia produção no ciberespaço de deficientes visuais brasileiros Jornalista cega lança livro sobre produção de deficientes na internet

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Madileide! Você é a pessoa mais indicada para falar isso, afinal viveu tudo junto comigo. Que orgulho desse 1º livro! Beijos e obrigada pela visita e por comentar!

      Excluir
  2. Um livro! uma vez tentei, era uma estória de um soldado que no final seria fuzilado como se vê "mixuruca" ... e vai ideia para lá, ideia para cá, afinal, não saiu do corpo. É difícil. Acompanhado sua obra, dias, meses e anos de pesquisa, constato realmente quanto é difícil. E aqui vai meu elogio em dose gigante, por deslumbrar um mundo às escuras, trazendo para nós o claro como um dia de sol, sinto isto....estou de ansioso pelo próximo, viu!! Benjamim, na cola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre abrilhantando este blog com seus comentários. Só podia ser o meu pai, mesmo! Rsrs.

      Fiquei imaginando o motivo de um pobre soldado ser fuzilado no final, que maldade! Kkk. Mas até aposto que apesar de um fim triste, este seu livro teria sido cheio de momentos engraçados! Afinal, de certo modo, os livros também parecem com seus autores.

      Sim, fazer um livro é bem trabalhoso, mas quando fazemos algo por prazer e somos reconhecidos, tudo vale a pena!
      Obrigada por comentar e pela visita de sempre!
      Fabrícia - Na cola do Benjamim eternamente.

      Excluir