Traduzir

sábado, 30 de novembro de 2013

quatro desafios e uma medalha.

Nos dias 21 e 22 de novembro aconteceu o "Mundo Senai", um evento local em que um dos objetivos é apresentar ao público os serviços que o SENAI oferece aos alagoanos. Na oportunidade, os competidores da Olimpíada do Conhecimento aproveitam para fazer simulados com provas como as que encontrarão no dia da competição. Passei uma tarde bastante agradável visitando o evento e isso foi suficiente para me fazer recordar de toda a experiência vivenciada no período em que eu ainda era competidora. Foi aí que pensei em contar um pouco da história para vocês!

Tudo começou no fim de janeiro de 2012, quando eu recebi o convite para participar da competição. Fui informada que eu faria um treinamento intensivo na área de informática no SENAI; que a etapa nacional da Olimpíada aconteceria em São Paulo durante o mês de novembro; que eu iria competir com deficientes visuais de diversos estados do Brasil; que seria uma excelente oportunidade de crescer profissionalmente; e o mais importante: eu estaria representando Alagoas em uma competição que, pela primeira vez, incluía pessoas com deficiências no "elenco": foram 36 deficientes ao todo, sendo 11 deficientes visuais. Após dois dias de reflexões e muitas conversas, decidi aceitar! E foi então que começaram os desafios.

1º desafio: o treinamento.
Durante oito meses, vivi um período de muito aprendizado, no qual eu aprendia não apenas os recursos da plataforma Office (Word, Excel, Powerpoint e Access), mas também testava a paciência, a tolerância, o autocontrole, a disciplina. Fiz muitas amizades, isso tornava o treinamento bem mais fácil! E para facilitar mais ainda, o bom humor era meu trunfo. Acontecesse o que acontecesse, eu concluí que precisaria estar feliz, fazer as pessoas a minha volta felizes também. Afinal, eu fazia parte da delegação "Guerreiros de Alagoas" e sentia-me orgulhosa de ser uma das 27 competidoras!

2º desafio: a Falsa Baiana e o Rapel.
Esportes radicais nunca foram o meu forte, mas em treinamento para a Olimpíada do Conhecimento tudo era possível! Eu, morrendo de medo da altura e do "desconhecido", fui convidada a participar. Claro que nada era imposto, mas eu queria testar o meu limite e arrisquei. Nunca pensei que conseguiria andar pendurada em uma corda, segurando em outra. Nunca pensei que desceria um Rapel de uma altura tão grande! Foram 18 metros, a altura de um prédio de 6 andares. Tudo isso, feito com a máxima segurança e cuidado.

Outra experiência maravilhosa que vivi foi a possibilidade de conduzir uma embarcação. Nessa hora, a confiança no meu acompanhante, que era o meu treinador, foi fundamental!

3º desafio: Simulado no Centro de Convenções.
O objetivo da equipe de treinadores e psicólogos era fazer com que nós vivenciássemos todos os tipos de experiências, afinal não sabíamos o que encontraríamos em novembro. Por isso, fui exposta ao barulho de uma exposição aberta ao público: música ao vivo, pessoas passando, gente falando ao microfone etc. Foram dois dias difíceis, em que eu precisava me concentrar apenas no meu computador e no fone de ouvido. Era necessário esquecer todo o barulho externo para que pudesse entender o que meu computador estava falando e assim realizar as atividades propostas. E eu consegui!

4º desafio: a prova.
Foram quatro dias de competição, nos quais eu precisei demonstrar todos os conhecimentos adquiridos. A ideia da prova é simular situações reais nas empresas, então eu era solicitada a produzir atividades como: elaborar anúncios para divulgar produtos, criar apresentações em slides, organizar banco de dados de funcionários e clientes, entre outras atividades empresariais. Competi com 10 pessoas deficientes visuais, uma de cada SENAI. Executei a prova com tranquilidade e confiança no treinamento que recebi. Após superar todos os desafios anteriores, eu me sentia definitivamente preparada para a competição e foi um sucesso!


Vivi momentos inesquecíveis ao participar da Olimpíada do Conhecimento 2012. Foi uma honra conquistar a medalha de prata para Alagoas. Quero deixar registrado aqui todo o meu reconhecimento ao SENAI Alagoas e meu agradecimento ao Flávio Santos, que foi meu treinador e se tornou meu amigo.

A Olimpíada do Conhecimento 2014 já está em andamento e o competidor por Alagoas tem a missão de trazer o Ouro! (risos). Boa sorte a todos da delegação! Desejo que aproveitem cada segundo do treinamento, assim como eu aproveitei! Saiba mais sobre a Olimpíada do Conhecimento, o maior evento de educação profissional da América Latina, acessando o site oficial! Aqui

7 comentários:

  1. Sensacional ter presenciado, de perto, esse desafio. Você é uma fonte de inspiração. Mais sucesso. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cresi!
      Muito obrigada!
      Foi um período ótimo, do qual você também fez parte e superou vários desafios. né?
      Muito sucesso pra você também e obrigada pela visita e pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Fabrícia, tudo bem? acabo de viajar nesta sua realidade em meditação, lendo da parte que inicia até a parte que termina o texto. Dá para sentir um cansaço fadigante com a referida leitura pois o propósito começa ofegante e sem pausa vai até o final. Em nome do conhecimento, absorver todos os tipos de ataques, de todas direções: físicas, psíquicas e etc., , todas com o fino propósito de envolver um ser humano com uma áurea de proteção em nome da preparação e do conhecimento. Um dia vi na tv do Reino Unido um policial do trânsito sendo batido no seu rosto, e ele sem olhar à agressora, apenas recuava fisicamente à dor, e assim lavrou todo seu termo calmamente até seu final que na corte foi apreciado e uma condenação de 12 anos e seis meses em regime fechado, coube a autora do delito. Acho que este policial recebeu treinamento verossímil ao seu. Só sabe quem participa, é duro demais. É uma calma que se pede a alguém, mesmo sabendo que ali a luta já é para sobreviver.....rsrsrs. Enfim, posso dizer-te que acompanhei de "longe" este evento e estive no dia da premiação na cidade de Baruerí, em São Paulo, quando ouvi dos alto-falantes do grande auditório, ecoar seu nome, e Alagoas deixando para traz: Santa Catalina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiaz e outros.. com medalha de prata no peito e o ouro que quis tanto trocar de pescoço, achando até mais merecido, acabou ficando na terra sede que patrocinou praticamente tão importante evento. Confesso agora, que quem te conhece não te esquece jamais......Agora aliviado e feliz vou sair por a, como se sentindo um carinho na minha própria alma, rsrsrsrsrsrss..... anônimo Benjamim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra foi para mim viver este momento junto com você e com todos da minha família!!! Lendo seu comentário, relembrei de tudo com muita alegria.

      Excluir
  3. PARABÉNS!!! Você merece todo o sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Valeu, Amanda! Agora que li seu comentário :). Beijos e obrigada, também, pela visita de sempre!

      Excluir