Traduzir

terça-feira, 1 de abril de 2014

NÃO É MENTIRA! Inacessibilidade no XXXVI Congresso Nacional dos Jornalistas

Hoje, no dia da mentira, venho contar uma situação verdadeira que me deixou um tanto frustrada.
Vocês já devem ter ouvido falar sobre o
XXXVI Congresso Nacional dos Jornalistas,
que acontecerá em Maceió a partir de amanhã, no Centro de Convenções.

Decidi me inscrever porque considero importante a atualização profissional. Mas, qual foi minha surpresa! Ao clicar no link que exibe a programação, ela estava totalmente inacessível. Em formato de imagem e de impossível visualização aos cegos!

Eu me pergunto: por que colocar texto em formato de imagem, quando poderia colocar apenas o texto? Será que pensaram, mesmo, que em pleno século XXI, não haveria acesso de pessoas com deficiência visual ao conteúdo? Ou será que acham que não existem jornalistas cegos interessados em participar do congresso?
Que eu saiba, sou a única jornalista cega de Maceió, por enquanto. Mas este evento é nacional! Só nos meus contatos das redes sociais, tem mais de 10 jornalistas cegos. Talvez eles não participem do evento, mas poderiam ter acessado a programação sem conseguir ler.

Faltou informação, é óbvio! A equipe talvez nem saiba que existe inacessibilidade na programação, uma das partes mais importantes do congresso. Isso é o que mais entristece! Enviei e-mail para a organização do evento e solicitei o envio da programação por e-mail. Mas tenho consciência de que isso resolveu apenas o meu problema. Então, decidi fazer este alerta com a intenção de apontar o erro, mas também apresentar alguma solução. Porque reclamar por reclamar, não adianta!

Vou demonstrar dois exemplos. Observe que no segundo, ao fazer o download do PDF, não há imagem impedindo a leitura, enquanto que no primeiro a programação foi digitalizada em formato de imagem e divulgada. Não sei se quem enxerga irá perceber a diferença entre os textos. Mas quem conhece programas leitores de telas para pessoas com deficiência visual, certamente perceberá. Veja abaixo a programação inacessível
Veja agora um exemplo de como deveria ser:. Clique Aqui para acessar um modelo de programação

Ressalto que textos em formato "jpg", "png" ou dentro de qualquer imagem, é impossível uma pessoa cega visualizar!

Que fique a lição para outros eventos de qualquer lugar. Não esqueçam da acessibilidade! Não esqueçam das pessoas com deficiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário