Traduzir

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Acessibilidade nas imagens.

Imagine a cena: você é cego(a) e está participando de um grupo no Whatsapp. Seu celular falante notifica: “imagem recebida às 10:00, imagem”. Os demais integrantes do grupo comentam a foto, enviam aplausos ou qualquer emoticons. Porém, você não faz ideia do que estão falando porque não viu nenhuma imagem!
Isso acontece comigo todos os dias, pelo menos uma vez. E, quando a curiosidade aumenta, eu pergunto: “que imagem foi essa que não vi?”

Tem gente que adora divulgar imagens com textos dentro. Às vezes esses textos são correntes sem importância. Mas, em outros casos, são informações relevantes sobre algum evento. Ora, se você divulga uma informação, eu deduzo que você quer que todos vejam, certo?
Sendo assim, quando você for enviar uma imagem pelo Whatsapp, por exemplo, existe um campo de legenda no qual é possível colocar uma pequena descrição do tipo: evento sobre sustentabilidade, dia 20, às 20 horas no local y. Ou então: imagem de Maria na praia.
Não precisa fazer uma descrição muito longa. Pense apenas: o que você pretende mostrar com essa imagem? Ou: se você fosse cego(a), o que você gostaria de ver?

Quando as pessoas descrevem, eu posso “enxergar” as imagens ao mesmo tempo que os demais colegas de grupo. Sem falar que pode acontecer de a imagem não estar com uma boa resolução e assim até quem enxerga terá dificuldade para ler o conteúdo dentro dela.
Uma situação engraçada é quando alguém utiliza a legenda para dizer: “Olha que lindo!” e eu penso: “lindo mesmo, deu pra ver tudo daqui”.
Se você não encontrar o campo de legenda, pode enviar duas mensagens: uma com a foto e outra com a descrição.

Inserir descrições não é algo obrigatório, mas ao descrever você contribui com a acessibilidade! Principalmente se houver cegos no grupo. Contudo, se não quiser, pode continuar mandando suas imagens inacessíveis sabendo que elas não serão vistas por todos e o que você quer comunicar pode ser importante!
No Whatsapp, imagens acessíveis são faladas assim: imagem recebida às 10:00, “texto contendo a descrição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário