Traduzir

domingo, 7 de agosto de 2016

Estímulo Visual.

De acordo com a medicina, não enxergo nada. Nos meus tempos de criança eu achava um absurdo essa constatação. Morria de raiva do médico quando ouvia ele falar isso aos meus familiares ou quando liam para mim o laudo médico. Eu sempre me perguntava: como pode isso ser verdade, se eu vejo o claro e sei quando está escuro? O doutor fala isso porque não sabe o que eu vejo!

Eu sabia quando a luz estava acesa ou apagada; via a luz do sol, de lanterna ou de vela; sabia quando o tempo estava nublado pois a luz diminuía como no entardecer; via o reflexo da luz do sol na água do mar; enxergava vultos grandes como os de carros, caminhões ou ônibus.

Durante um tempo fiz aulas de estimulação visual para tentar manter o resíduo. A professora apagava todas as luzes da sala, acendia uma lanterna e se escondia. Eu tinha que encontrá-la seguindo a luz da lanterna. Fácil!
Outra atividade divertida era acertar as cores de acordo com a luz que incidia no papel posto em uma luminária. Dependendo da cor do papel, a intensidade da luz diminuía ou aumentava. Era difícil acertar, mas às vezes eu conseguia!

Sempre tive percepção de luz e de sombra. Hoje em dia essa percepção diminuiu consideravelmente, mas ainda consigo perceber quando o dia está claro ou escuro, luzes fortes e vultos de automóveis. Gosto de ver o que ainda vejo, mas se o resíduo diminuir completamente não haverá problema pois isso não afeta o meu dia a dia. Para você ter uma ideia, deixei de ver luz de vela e nem percebi! Um belo dia olhei pra vela e cadê a luz? Pensei que estava apagada e por pouco não queimei a mão. Que susto!

É muito importante estimular o resíduo visual, mas se acontecer de ele diminuir, podemos utilizar a tecnologia a nosso favor para auxiliar. O Facebook, por exemplo, é um forte aliado! Logo pela manhã, se o tempo estiver chuvoso, recebo o aviso: “Não se molhe. O dia vai ser de chuva!” A mesma coisa quando a previsão é de sol. Ele ainda me aconselha a aproveitar o sol, que está lindo!
Ele nem sempre acerta, afinal é uma previsão, mas tá valendo!
O importante é ter vários recursos à disposição para facilitar a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário