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terça-feira, 3 de outubro de 2017

Maquineta de cartão inacessível.

Você passaria a senha do seu cartão de crédito para um desconhecido?
E se você estivesse no meio de estranhos, falaria sua senha em voz alta para alguém digitar?

Quem inventou as famigeradas “Moderninhas”, da PagSeguro, não pensou nos consumidores cegos e não percebeu que a modernidade deve andar de mãos dadas com a tecnologia acessível.

A “Moderninha”, retrógrada, não tem o mínimo de acessibilidade. Nas que tive o desprazer de encontrar por aí, não vi botões físicos, não vi entrada para fone de ouvido. Só vi uma tela touch. Por onde anda a acessibilidade, que tanto beneficia os cegos mundo à fora? Por que não implementar sistema de som e fone de ouvido? Se as máquinas convencionais são acessíveis por terem botões físicos e o pontinho no número 5, qual a necessidade de incluir uma “moderna” inacessível? Já diz o ditado: “em time que está ganhando, não se mexe”.

Há dois anos a PagSeguro informou estar ciente do problema e que tem projetos para resolver essa questão. O fato é que esta maquineta continua circulando no mercado e tornando a vida do consumidor cego bem constrangedora na hora do pagamento.

Semana retrasada aconteceu com minha amiga em um salão de beleza aqui de Maceió. Ela agendou, usufruiu dos serviços e na hora de pagar... deu de cara com a “Moderninha”.
Foi impossível não lembrar das vezes que eu também tive que passar por esse tipo de situação, principalmente no que se refere a serviços.
É preciso estar preparado(a) para pagar à vista. Mas não é justo, tendo em vista que os demais consumidores têm a possibilidade de parcelar, concorda?

A “Moderninha” pode estar no balcão de qualquer estabelecimento da cidade. E nós, cegos, em tempos modernos, ainda precisamos lidar com esse tipo de pesadelo.
Divulgar é preciso!

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