Traduzir

terça-feira, 19 de julho de 2011

BC_Tweet - um novo programa para deficientes visuais acessarem o Twitter.

Há um pouco mais de dois anos, eu, como muitos internautas, considerava o Twitter uma rede social onde as pessoas só falavam futilidades. Mas foi só ingressar na rede e percebi que o Twitter é o que fazemos dele. Lá existem pessoas que falam banalidade, mas existe também muita informação. Se antes tínhamos um mundo em 140 caracteres, agora a rede é muito mais do que isso. Agregado ao Twitter, tem um tal de tweetlonger e quem gosta de escrever faz a festa.

Os usuários deficientes visuais podem acessar facilmente o Twitter. Pela
página,
pelo celular, ou através de programas específicos como o Qwitter e o Bc_Tweeter, ambos gratuitos.

Hoje tive meu primeiro contato com este programa e a pedido de minha amiga
Jobis
estou trazendo para vocês as minhas primeiras impressões, de acordo com os testes que fiz. Saliento que algo pode haver passado despercebido e qualquer acréscimo é sempre bem-vindo nos comentários.

Então, vamos começar:
1. O manual e a interface do programa estão em espanhol. Isso é desvantagem em relação ao Qwitter, que está em português.

2. Ao contrário do Qwitter, você não pode manipular a rede social de qualquer janela do windows, apenas da janela do BC_tweeter. O máximo que você pode fazer é minimizá-la para a barra do sistema, mas sempre que quiser verificar ou escrever qualquer tweet, deve clicar no ícone dela.

3. Após a instalação, não há atalho na área de trabalho. Você precisa ir no menu iniciar. Embora, claro, é possível criar um atalho para o programa se for do seu interesse. Outra coisa que difere do Qwitter é a necessidade de digitar uma senha de segurança, sempre que iniciar o programa. Essa senha é criada por você ao término da instalação, na abertura de sessão.

4. A interface dele é muito bem organizada e fácil de utilizar. Com tab navegamos pelas guias principais: menções, principal, diretas, enviados. Podemos entrar em qualquer destas guias com barra de espaço e navegar pela lista de tweets com setas para cima ou baixo; esquerda ou direita.

5. Com alt você acessa a barra de menu. Os menus correspondentes desta barra, com setas para a direita. As opções de cada menu, com setas para cima ou baixo. Existe também o menu rápido, o qual você tem acesso através da tecla aplicações. Em ambos os menus você encontra opções de tweet como: responder, responder a todos (essa eu não vi no Qwitter e considero muito importante), retwittar, enviar DM e outros. Também encontra opções de usuários como: seguir, bloquear, deixar de seguir...

6. Outra vantagem do Bc_tweeter: é integrado ao tweetlonger. Ou seja: ao escrever um novo tweet você não precisa mais se preocupar, caso passe dos 140 caracteres. Apesar de fazer o som característico de limite ultrapassado, ao enviar, o JAWS avisa que irá publicar no tweetlonger. Todos os tweetlongers iniciam com TL e se você desejar ler
algum, nem precisa abrir o link exibido em twets longos. Basta clicar em detalhes do tweet, no menu rápido.

7: algumas desvantagens:
A: Não encontrei nem nos testes nem no manual a opção de trocar o esquema de som, nem deixar mudo, ou diminuir o volume. Esse esquema de som original é muito alto.
B: Ao acessar a linha do tempo de determinado usuário, não descobri se há como deixá-la permanentemente na lista de guias, assim como pode ser feito no Qwitter.
C: Não encontrei a maneira de criar listas específicas para determinados temas. Por exemplo: lista tecnologias, na qual adiciona-se somente perfis de pessoas que abordam este assunto.

Saliento que para um programa que ainda está na versão 1.0, é bastante avançado e promete ser cada vez melhor, caso haja novas versões. O Qwitter já está na versão 4.5.

Por fim, são duas opções muito boas e cabe ao usuário escolher a melhor para si. Espero que esta explicação, apesar de extensa, possa ajudar a alguém. Principalmente aos que não entendem muito bem o espanhol.

Para finalizar, quem desejar contribuir com sugestões ou informar erros no programa, basta escrever, preferencialmente em espanhol, a:
Ernesto Blanco

5 comentários:

  1. É interessante pensar em como ultimamente as pessoas se preocupam cada vez mais com a rapidez na execução das tarefas, a possibilidade de se fazer várias coisas ao mesmo tempo e etc. Por isso, pessoas que enxergam se ligam cada vez mais em programas com ícones mágicos que fazem várias coisas ao mesmo tempo. Para mim, o qwitter criou um novo conceito em usabilidade para usuários cegos, com o diferencial de se poder fazer qualquer coisa e ler os twitts, enviar, etc, sem se ter que sair da janela em que se está trabalhando. Considero o programa aqui analisado uma ideia fantástica, mas espero que outros criem mais programas fantásticos como o Qwitter, que elevam a experiência multi-tarefa a um outro patamar de eficiência. Continuarei testando este interessante programa, mas torcendo para que os desenvolvedores do Qwitter continuem acreditando neste fantástico projeto.

    ResponderExcluir
  2. Não duvido que se esse programa continuar a ser desenvolvido ficará igual ou melhor que o qwitter e quem sabe essa possibilidade seja em breve incorporada. Dizem que podemos sempre aproveitar as boas coisas para construir coisas ainda melhores. Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Certo, mas por que o qwitter foi abandonado mesmo???

    ResponderExcluir
  4. Jobis, a última coisa que eu soube em relação a isso foi que o Qwitter está sem previsão de atualização, depois do problema com as mensagens diretas e enviados. Então, como surgiu uma nova opção de programa, alguns DVS estão testando. Mas imagino que o Qwitter será atualizado sim. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Entrei em contato com o suporte e fui informada que o Qwitter 5 será lançado em breve. Os Desenvolvedores estão corrigindo alguns bugs. Pra quem gosta do Qwitter, é só aguardar mais um pouco.

    ResponderExcluir