Traduzir

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Desistir? Por quê?

Tocar instrumento é como aprender idioma. Se não praticar, esquece!

Já faz oito meses que interrompi meus estudos de piano. Foi por uma causa nobre, é verdade. Mas, foi tempo suficiente para fazer um estrago musical e eu esquecer 80% de tudo o que estudei ao longo de toda minha vida de aprendiz de pianista, isto é: pelo menos três anos de estudo ininterrupto.

No dia em que percebi o desastre musical que causei no piano, a vontade foi de desistir desse desafio e partir para outra "brincadeira". Porém, também aprendi que desistir não é a melhor saída, embora seja a mais fácil.

comecei a me fazer um milhão de questionamentos do tipo:
e se eu tivesse desistido quando levei a primeira queda de bicicleta?
Provavelmente não aprenderia a andar e nunca saberia como é boa a sensação de liberdade correr ladeira abaixo sentindo o vento no rosto.
E se eu tivesse desistido de prestar vestibular, quando as maiores dificuldades apareceram?
Provavelmente demoraria muito mais para me tornar uma profissional da área da comunicação, que é o que gosto.
E se eu tivesse desistido de participar da Olimpíada do Conhecimento, no ano passado?
Provavelmente não teria acumulado tantas experiências enriquecedoras, nem muito menos teria conquistado uma medalha.

Não quero dizer que precisamos aceitar tudo o que nos aparece e que sempre sairemos vencedores. Mas, que se a oportunidade surge, não podemos desperdiçá-la na primeira "pedra no caminho" que tropeçarmos.

Todos os dias somos testados pela vida e precisamos dar o melhor de nós em todas as oportunidades possíveis. Porém, mais do que demonstrar a Deus e ao mundo o nosso potencial e garra, precisamos demonstrar a nós mesmos.

Em julho retomarei minhas aulas de piano e em dezembro farei um "concerto virtual" e posto os vídeos aqui no blog. Que tal?

Então, fica a dica: antes de desistir, reflita muito. Pode ser uma grande oportunidade que você está deixando passar!

6 comentários:

  1. Sei de outra coisinha cuja desistência teria sido horrível! Por isso, quando penso nessa coragem fantástica só posso dar graças a Deus. Desafios são o tempero que tornam as vitórias realmente saborosas. Obrigado por seres essa pessoa fantástica que me desafia todos os dias a dar o melhor de mim. Eu te amo por isso e por outras coisinhas mais! Risos.

    ResponderExcluir
  2. Você é o exemplo vivo de superação! Quantas pessoas desistem antes mesmo de começar? antes mesmo de tentar? Quantas pessoas nascem sem deficiência alguma, e vive se lamentando pelos cantos? Quantas? Incontáveis. Cada sonho que se deixa para trás, é um pedaço do futuro que deixa de existir. E isso não vale apenas para os sonhos, vale para qualquer desafio que aparece em nosso caminho! Afinal, Jesus Cristo, a maior personalidade da humanidade, não desistiu de nós. Porque então, desistir de nós mesmos? O segredo é respirar fundo, e se debruçar no desafio. E o melhor de tudo isso, após superar a dificuldade e vencer as barreiras, é olhar para trás e dizer: eu consegui, EU VENCI!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Branca preta, Preta branca... Adorei a postagem, quero que você retorne realmente ao piano, vi tua apresentação num vídeo uns messes atras e como o REI dos EVENTOS, já tive uma idéia de te chamar para fazer parte de um que estou envolvido. Só te digo uma coisa, precisamos muito dos exemplos como o teu para dar mais valor a tudo que nosso Deus vem nos proporcionando. Beijão

    ResponderExcluir
  4. Gente, valeu pelos coments!
    Jean: você é um querido. :)

    Yá: enquanto escrevia, pensei principalmente nessas pessoas que desistem antes mesmo de tentar.

    Lula: adoro aquela música que executei ao piano, naquele mês, foi uma das que não esqueci até hoje. Rss. Algumas músicas populares ainda lembro. Mas logo logo recupero todo o repertório, que diga-se de passagem nem é tãão grande assim, por enquanto.
    Ah! Quando vc for me chamar pra algum evento, tem que me avisar beem antes. Afinal tenho que ensaiar, viu? Kkk.

    Bjs em todos e obrigada pela visita! :)

    ResponderExcluir
  5. Fabrícia, quanto tempo e que alegria reencontrá-la aqui! Parabéns pelo excelente trabalho! Torço pelo seu mestrado, vc. tem muito talento para pesquisa. Beijos, Rossana Gaia

    ResponderExcluir
  6. Rossana, que surpresa e que alegria reencontrá-la justo aqui no blog! :)
    No momento estou na fase final de uma pós-graduação em Assessoria de Comunicação e Marketing.
    Mestrado e Doutorado são parte dos meus planos também, embora a médio prazo. Afinal, sempre estamos em busca de desafios, não é?
    Abraços e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir