Traduzir

terça-feira, 5 de março de 2013

Acessibilidade Nas Aulas de Idiomas - Dicas Para Professores.

O post de hoje é dedicado aos professores de idiomas que nunca tiveram contato com alunos deficientes visuais, ou aqueles que estão tendo esse contato pela primeira vez e ficam preocupados porque não sabem como ensinar a esses alunos.

Pré-requisitos: ter interesse e boa vontade de ensinar.

Durante o meu aprendizado de inglês, tive alguns professores excelentes que me motivaram e incentivaram a seguir adiante. Eles sabem o quanto são especiais e o quanto fizeram a diferença na minha vida. Pensando em tudo que eles me ensinaram, resolvi escrever algumas dicas simples, mas que muito contribuiram para que eu tivesse um aprendizado com a maior acessibilidade e qualidade possíveis.

Aprendi esses dias que "empatia" é colocar-se no lugar do outro. Então, antes de prosseguir com a leitura das dicas, pare um pouco e reflita: "E se você fosse cego, como gostaria que fossem suas aulas de idiomas"?

1º. Não torne a deficiência de seu aluno maior do que é. Lembre-se que ele apenas não enxerga. Logo, pode ouvir, falar, interagir com outras pessoas. Então, no primeiro contato com um aluno com deficiência visual, não se acanhe! Dirija-se a ele e pergunte qual a melhor forma de auxiliá-lo na tarefa de aprender o idioma. Demonstre interesse real em ajudar e coloque-se à disposição para esclarecer dúvidas, exatamente como você faz com alunos que enxergam.

2º. Forneça-lhe material acessível. Os deficientes visuais podem aprender utilizando materiais em Braille, digitalizados ou em áudio. Algumas escolas de inglês oferecem livros em Braille. Se esse não for o caso, pense se você pode contribuir digitalizando alguns conteúdos e enviando para ele. Existe ainda o recurso de gravação das aulas, mas só o áudio não é suficiente, porque ele precisa também aprender a escrever.

3º. Ao fazer anotações no quadro, por exemplo, leia em voz alta à medida que escreve. Com isso você estará auxiliando sobremaneira seu aluno, que não precisará perguntar o tempo inteiro: "Professor, o que você está escrevendo aí?". Se for utilizar Slide, você pode entregar-lhe uma cópia da apresentação para que ele possa acompanhar o conteúdo em tempo real.

4º. sempre que julgar necessário, leve objetos para a sala de aula e faça com que ele os reconheça, ou então descreva a finalidade dos mesmos. Essa é uma boa forma de ensinar o que é uma caneta, por exemplo, sem traduzir para o português.

5º. Quando possível, descreva as figuras que você utilizar em sala de aula. Você pode descrevê-las em português ou usar um método que acho ainda mais interessante: fazer com que a turma as descreva. Essa é uma ótima forma de interação e uma boa prática na hora de revisar os conteúdos de roupa, cores, objetos...

6º. Ao utilizar filmes ou outros vídeos com legenda, é importante sentar-se ao lado do aluno para descrever as imagens e ler as legendas em voz baixa.

7º. Ao trabalhar com música, caso o aluno utilize notebook em sala de aula, você pode entregar-lhe (em formato digital) a letra com as lacunas que geralmente você faz para os demais estudantes. As lacunas podem ser representadas por linhas em branco, porque fica mais fácil de o aluno preencher com o que ouvir no áudio.

Provavelmente, algumas dessas dicas servirão para outros tipos de aula, além de idiomas. Hoje em dia, cada vez mais deficientes visuais buscam se qualificar. Portanto, é fundamental o corpo docente saber lidar com isso naturalmente.

COMPARTILHE ESSAS DICAS!

Ps.: Caso você tenha algum tipo de deficiência e queira contribuir com experiências ou dicas que não foram mencionadas aqui, fique à vontade para postar nos comentários!

3 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas Fabrícia, sou psicóloga e estou me aventurando como professora de inglês. Ainda não tive a oportunidade de lecionar para pessoas com deficiência visual, mas como vc mesma disse, cada vez mais as pessoas com deficiências estão buscando se qualificar, então creio que brevemente terei alunos com deficiências!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, obrigada por sua visita!
      Que bom que gostou da postagem e do blog.
      Ensinar inglês deve ser uma aventura muito interessante, afinal é ótimo compartilhar conhecimento. Parabéns por isso!
      Abraços.

      Excluir
  2. Inglês é um bloqueio total para mim a muito tempo infelizmente.:)

    ResponderExcluir