Traduzir

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

"O que é ser cega?"

No ano passado, eu conheci uma garotinha com aproximadamente 10 anos. Cheia de vida, alegre e muito tagarela, ela percebeu que eu não enxergo e começamos a conversar. Com a inocência e a curiosidade inerentes às crianças, ela me fazia uma série de perguntas: "Você toma banho sozinha"? "Como você estuda"? "Todo mundo na sua casa é cego"? Eu respondia a tudo sem pestanejar, afinal eram questionamentos que outras crianças já haviam feito antes. Foi aí que de repente ela me surpreendeu e perguntou: "O que é ser cega"?

Durante alguns segundos, fiquei sem saber o que responder. Eu pensei: uau! Que pergunta difícil! Daria para dizer tanta coisa! Imaginei uma palestra, onde eu mostrasse o que era ser cega no século passado, o que é ser cega hoje, as dificuldades de uma pessoa que perde a visão, o processo de reabilitação... Mas, é claro que eu não iria dizer tudo isso a uma criança de 10 anos! Então, parti para a ação.

Pedi que a garota segurasse a minha mão e fechasse os olhos. Em seguida, comecei a explicar: "Ser cega é assim. É como se você vivesse de olhos fechados. Há pessoas que ainda enxergam um pouquinho, então é como se elas vivessem de olhos entreabertos. No começo você pode até ter medo de ficar no escuro, mas depois você vai se acostumando e vai descobrindo que o escuro não é tão ruim assim. Além disso, existem muitas pessoas boas que quando você precisar, vão te ajudar e te falar tudo que elas estão vendo, para que você possa ver com os ouvidos, as mãos, o nariz..."

Satisfeita com a resposta, ela continuou fazendo outras perguntas! Dava para perceber o quanto ela estava interessada em saber mais. Naquele dia ela aprendeu sobre o que é ser cega e eu aprendi uma forma lúdica de apresentar a deficiência visual.

Cada um de nós tem a missão de ensinar nossas crianças a respeitar as diferenças, principalmente agora, quando tanto se ouve falar em inclusão e integração social. Avante!

11 comentários:

  1. São crianças assim que me que deixam claro que preconseito é algo que se aprende. Há bons e maus preconseitos, ainda que na maioria das vezes só atentemos para os maus. Nossa responsabilidade como formadores de opinião é muito grande, mas maior ainda é o prazer de despertar as consciências para a fraternidade e solidariedade para com os nossos semelhantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso alinhado a educação e a solidariedade. Nós temos a grande responsabilidade de tornar o nosso futuro melhor e isso começa pelas crianças.

      Beijos e obrigada por sempre participar nos coments! :)

      Excluir
  2. Fabrícia, você é água. Tenho 56 e percebo que as crianças de hoje são diferentes das crianças de ontem. Eu por exemplo quase não perguntava nada e pouco também respondia. Sempre fui meio "lelé", acho que é isso, embora tenha sabedoria suficiente para entender bem direitinho o mundo nos dias atuais.... as diferenças e etc.. Acho que deste uma resposta acima da média, diria assim um tanto finalista para um bom conhecedor de matemática pura,isto foi demais!! Para entender sua resposta ao questionário "infantil" pelo que conheço de sua capacidade intelectual não me gerou tanta surpresa, contudo concluo em síntese o seguinte: Água é um liquido que se amolda em qualquer recipiente, seja lá de forma física for... Embora eu entenda que a senhorita é água, completo dizendo que DEUS criou o homem com bastante água, bastante mesmo.... contudo, alguém misturou com uma terrinha e deu nisso que anda, embora e enfim continuo achando que tu és água. Boa semana minha amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooh, isso se aplica a todo mundo que faz algo de bom pelo próximo! Muito boa a relação água x ser humano. Que sejamos água, então!
      Bjs!!

      Excluir
  3. E mais uma vez, chorei! Cada nova postagem sua, uma pitada de autoconhecimento, uma lição de vida, um exemplo de superação. Parabéns, minha irmã, pela imensidão de ensinamentos que você ainda tem a nos oferecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã querida, sempre lendo e interagindo nos comentários! Bjs!!

      Excluir
  4. Olá, vi você em um programa na tv assembléia (acho) e resolvi visitar o site. Parabéns, você escreve muito bem, gostei muito dos textos e da sua entrevista na televisão. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom saber que você gostou dos textos do blog e da entrevista na TV assembleia! :) muito obrigada pela visita! Bjs.

      Excluir
  5. Incrível! Amei demais e compartilho totalmente o seu pensamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz! Beijos e mais uma vez obrigada pela visita! Volte sempre!

      Excluir
  6. Essa garotinha nunca irá esquecer, "o que é ser cega?"
    Consideremos a cegueira uma DEFICIÊNCIA por ignorância, é como estar no mundo e não ver o mundo, ou somente ver o que considera importante para si mesmo dentro do próprio egoísmo. Realmente Fabrícia, existem milhares de forma de explorar esse tema, uma visão infinita. Mas com a sua singeleza você pôde deixar ainda mais leve, algo que poderia ser considerado difícil. Parabéns sempre. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir