Traduzir

sexta-feira, 30 de maio de 2014

A Multiplicação do Conhecimento.

Com um clique do mouse poderemos abrir o Google, por exemplo, e fazer uma pesquisa sobre qualquer assunto. Em segundos, milhares de páginas surgem diante dos nossos olhos, ou dos nossos ouvidos atentos. É claro que nem tudo que lemos nos será útil, mas está tudo ali, à nossa disposição. Temos a Internet, os livros, os jornais e as revistas. Temos os dicionários, os corretores ortográficos, os tradutores eletrônicos. Temos tudo que precisamos, e até o que não precisamos! Mas será que tudo isso é conhecimento, ou são meras informações jogadas no mundo?

Se olharmos para o todo, é difícil responder. Mas se você olhar para o seu mundo particular, o que diria? O que você tem feito com as informações que recebe diariamente?
Quando você apenas as recebe e as deixa passar, elas não passam de informações disseminadas, como as ondas que vem e vão no oceano.
Quando você seleciona, aprende, aplica e compartilha, a informação transforma-se em conhecimento multiplicado.

Tem gente por aí que apenas retêm informações. São pessoas que não colocam em prática o que aprendem, nem compartilham o aprendizado. Ele fica restrito às bancas de estudo e ao cérebro do aprendiz.

No entanto, o ideal é transformar, sempre que possível, a informação em conhecimento e multiplicar. É fazer por alguém aquilo que você gostaria que fizessem por você. É pensar como pensou Jesus, há mais de dois mil anos. Conta-se na Bíblia que ele multiplicou pão e peixe e distribuiu para quem estava ao redor. Se essa história é verdade ou não, pouco importa. O importante é a lição de esperança que foi disseminada com um simples gesto.

Quando a gente soma esforços e multiplica o conhecimento, podemos mudar um pouquinho a nossa sociedade. Pense nisso!

Veja aqui link sobre o milagre da multiplicação dos pães e peixes

Nenhum comentário:

Postar um comentário