Traduzir

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Uma Copa Diferente!

Quando 2014 começou, a expectativa de muita gente era só uma: A Copa do Mundo. E com ela, vinha o sonho do Hexa, que não se realizou; havia a sensação de imaginar "o mundo no Brasil", com milhares de turistas espalhados pelas cidades-sede. Para grande parte dos brasileiros seria uma experiência única, já que a última vez que houve Copa em nosso país foi nos anos 50.

Quem gosta de futebol, viu o mês passar em um piscar de olhos! Dentro de campo, o Brasil levou um baile da Alemanha e da Holanda. Quem não viu? Fora dele, porém, a história foi outra! Especialmente para as pessoas com deficiência visual.

Dentro do estádio, uma experiência inédita: a audiodescrição das partidas para os torcedores cegos. Este recurso foi disponibilizado nos estádios do Maracanã, no Mineirão, no Mané Garrincha e na Arena Corinthians. Bastava sintonizar determinada frequência de rádio para ter acesso a descrição de tudo que os olhos dos narradores audiodescritores podiam enxergar. Foi uma parceria entre a FIFA, a ONG Urece e o Centro de Acesso de Futebol na Europa, que treinou a equipe de 16 voluntários.

Fora do estádio, outra experiência inédita: a audiodescrição do encerramento da Copa do Mundo. Um time de Recife formado pela Liliana Carvalho, a Silvia e o Milton, em parceria com a equipe da rádio Mundo Cegal, proporcionaram a dezenas, ou talvez centenas de pessoas, a sensação incrível de Enxergar com os Ouvidos.
Eu tive a honra de ser uma dessas pessoas. Graças a conexão 3g do meu celular, consegui acompanhar tudo o que era descrito. Todas as imagens que passavam na tela da TV eram descritas pela Liliana e eu pude enxergar através dos olhos dela. Vi a Shakira de vestido vermelho se requebrando bastante! Vi seu lindo Bebê; Vi a Ivete Sangalo em clima de festa! Pulando, pulando... Vi quando os alemães ganharam a copa, o momento em que cada um pegava a taça e beijava. Vi a dança que eles fizeram e como comemoraram! Vi o alemão com o rosto machucado e mesmo assim comemorando; vi também a tristeza dos argentinos... Nessa hora fiquei triste com eles... Vi também a chuva de papel picado e as imagens divididas: parte na comemoração do Maracanã; parte na Alemanha. Como foi lindo! Como foi emocionante e inesquecível! Graças ao trabalho voluntário e a tecnologia, pude vivenciar uma experiência ímpar ao ver a Alemanha ser tetracampeã. Foi fantástico poder comentar com a minha família todas as imagens que eu via e perceber que eles estavam vendo o mesmo que eu!

Gostaria de parabenizar a todos que trabalharam incansavelmente para proporcionar uma copa acessível de verdade aos deficientes visuais. Desejo que sirva de exemplo para outros eventos mundo a fora. Os erros que aconteceram ou que acontecerão, sempre merecem a oportunidade de serem corrigidos nas próximas experiências. Ainda há muito a conquistar, mas estamos no caminho!

6 comentários:

  1. Mais uma vez, a Copa não foi nossa nos campos, mas fora dele, estamos treinando duro para ganhar uma enorme taça na eterna "Copa da Acessibilidade". Quando a audiodescrição começar a ser encarada como algo tão comum que mesmo os que dela não necessitam estranharem quando não houver, ela será nossa! E sabem qual a melhor parte disso tudo? É que essa taça ficará aqui por quatro, oito, ..., quantos anos quisermos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. Cada ano vamos conquistando um pouquinho dessa "taça da acessibilidade" e todos saem ganhando!

      Excluir
    2. Parabéns texto lindo Fabricia. Fiquei encantada e emocionada com sua emoção. Com certeza estamos no caminha certo. Beijos

      Excluir
    3. Obrigada, querida!
      Foi, realmente, maravilhoso.

      Volte sempre!
      Bjs.

      Excluir
  2. Como sempre gosto muito dos seus textos, que bom essa acessibilidade na Copa.....outro dia eu li que tem filmes tbém q são descritos para que as pessoas com deficiência visual possam ter esse prazer.....parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edjer, obrigada pela visita!

      Sim, hoje em dia tem filme, peças de teatro, exposições... muita coisa vem sendo audiodescrita. Até o seriado "chaves" já foi. Se você digitar no youtube "chaves com audiodescrição" vai encontrar vários vídeos. É um recurso maravilhoso, mesmo.

      Um abraço!

      Excluir