Traduzir

quinta-feira, 31 de julho de 2014

O aprendizado de idiomas: dicas para estudantes.

Aprender um idioma é mergulhar em um novo mundo cultural, é ampliar as oportunidades pessoais e profissionais.

Já escrevi aqui no blog sobre
dicas para professores que tenham estudantes cegos em suas classes.
Mas agora chegou a vez de conversar com você que deseja aprender um idioma e ainda não começou por falta de tempo, de dinheiro ou por qualquer outro motivo. Quero falar principalmente com os estudantes cegos, que frequentemente enfrentam muita dificuldade no que se refere a acessibilidade dos materiais. Minha intenção é apontar caminhos alternativos, fornecendo dicas que funcionam comigo durante o meu contínuo aprendizado de espanhol e certamente funcionarão para quem deseja aprender outros idiomas.
Pré-requisito: estude por prazer e não por obrigação.

1. Torne o idioma parte de sua rotina: do mesmo jeito que aprendemos o português, o aprendizado de qualquer língua requer ouvir, falar, ler e escrever. Mas tudo a seu tempo! Se você é autodidata, vale a pena procurar um programa de estudos e segui-lo com planejamento e metas. Se você estuda em um cursinho ou em aulas particulares, é interessante complementar os conhecimentos adquiridos com pesquisas na Internet. Aprendeu sobre os pronomes hoje? Então, que tal acessar o Youtube ou o Google para estudar mais sobre o assunto? É uma forma de revisar os conteúdos e ir além do livro didático.

2. Acostume o ouvido : é comum, no início, ter dificuldade com o idioma porque não entendemos o que ouvimos. "É muito rápido", dizem algumas pessoas. Mas, na verdade, nós também falamos rápido. Duvida? Então pergunte a um estrangeiro que aprendeu o português!
Ao aprender um novo idioma, é importante ouvi-lo, mesmo que a princípio pareça incompreensível. Pesquise rádios e ouça a programação, assista vídeos, ouça programas de TV pela Internet... Até música de Ninar ou filmes infantis servem. Estes são até melhores pra quem está começando!

3. Leia muito: ao ler, aprendemos a escrever! Acesse jornais online, leia histórias em quadrinhos, livros (comece pelos pequenos), letras de músicas, interaja em chats para testar a comunicação simultânea, tire dúvidas em fóruns. Um bom exercício é ouvir uma música, depois ler a letra. Em seguida ouvir a música novamente e reler a letra, marcando as palavras que você não compreendeu para pesquisar no dicionário depois.

4. Escreva um pouco todos os dias! No meu caso, comecei fazendo pequenos resumos do que eu aprendia e a medida que meus conhecimentos aumentavam, passei a escrever textos maiores sobre o meu cotidiano. É muito importante utilizar o dicionário para descobrir o significado das palavras. Também é interessante utilizar tradutor, desde que seja com sabedoria! Nada de escrever o texto todo em seu idioma nativo e depois traduzi-lo! Utilize-o como um "corretor", mas sabendo que esse tipo de ferramenta não é perfeita.

5. Sempre que possível, fale! Existem alguns sites ou programas de computador nos quais você tem a oportunidade de praticar a conversação e fazer amizades. Um deles é o
Zello.

Também é possível fixar os conteúdos utilizando aplicativos que estão disponíveis em dispositivos móveis. Com eles você complementa os conhecimentos de forma interativa. Eu indico o
Duolingo.
É acessível e prático!

Agora, para deixar você com ainda mais vontade de estudar um novo idioma, vou partilhar outros links ma-ra-vi-lho-sos! Divirta-se!
Espanhol Grátis
Só Espanhol
Aprenda Esperanto no Lernu
Dicas de inglês no English Experts
17 canais do Youtube para aprender inglês de graça
Aprenda Italiano
Oito aplicativos que lhe ajudarão a aprender um novo idioma

Espero ter ajudado! Tem mais sugestões e dicas? Compartilhe nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário