Traduzir

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Nem sempre a primeira impressão é a que fica.

Em um mega evento, do qual participavam mais de 400 pessoas, um dos palestrantes exibiu um vídeo que considerou impactante e emocionante. Eu, ao assisti-lo na palestra, discordei logo de cara.

O vídeo começa com uma canção. Logo nos primeiros acordes, não entendi que impacto uma música como aquela poderia causar. Sim, a canção é muito bonita, tem uma letra propícia para a reflexão, mas todo mundo já conhece há anos! Aparentemente, não havia nenhuma novidade nisso. Eu já estava esperando o volume da música baixar e começar uma daquelas mensagens motivacionais, mas não foi nada disso que aconteceu. Um rapaz começou a "cantar" de um jeito muito peculiar. Ele "falava" a letra, como se estivesse aprendendo a cantar, ou como se quisesse ensiná-la para os espectadores. Algumas vezes, tive a impressão que ele iria sair do ritmo, de tão pausadamente que falava.

De repente, uma moça começa a cantar. Ela tem uma voz linda! Mas, de fundo, o rapaz continua fazendo a sua interpretação. Era mais ou menos assim: ela cantava um verso e ele repetia. Duas vozes tão diferentes, interpretando a mesma música, me causou uma impressão desagradável. Eu não conseguia entender que lógica era aquela. Qual era o sentido de ouvir o mesmo trecho duas vezes?
Ao final, enquanto as pessoas aplaudiam, eu continuava sem entender o significado daquilo e não me senti nem um pouco emocionada.

Muito tempo depois, encontrei o vídeo no Youtube e pedi para uma pessoa que enxerga fazer a audiodescrição. Foi aí que descobri o quanto ele é bonito! Trata-se de um coral de surdos, que interpreta a música Imagine. Eles cantam junto com o coral de ouvintes do Glee, uma série americana. O vídeo faz parte de um dos episódios que foi exibido em 2010.
Na minha opinião, o que há de mais bonito é a mensagem implícita que mostra a sinergia entre pessoas com e sem deficiência, demonstrando que é possível, sim, trabalharem juntos. Nesse caso, a música serviu como ponte e apresentou uma mensagem belíssima unindo voz, letra e sinais.
Portanto, se você ainda não conhece, acione o play e aprecie! Depois comente a postagem, vou adorar saber a sua opinião também.

Um comentário: