Traduzir

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ação inclusiva: panfleto em Braille para pessoas cegas de Maceió/Alagoas.

As grandes conquistas merecem ser celebradas a qualquer tempo e também compartilhadas para que o mundo inteiro fique ciente do quão importante elas foram, e continuam sendo.
O que você vai ler agora são dois fatos interligados, que estão relacionados à acessibilidade. Um passo muito importante rumo à comunicação acessível e a inclusão social.

Em 2003, tive a honra de participar da 11ª Bienal do Livro que foi realizada no Rio de Janeiro. Naquela oportunidade, a Heloísa Helena, então senadora por Alagoas, esteve à frente de uma ação que beneficiou deficientes visuais de todo o país: a distribuição de cópias em Braille da Legislação Brasileira: Constituição Federativa do Brasil, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei das Diretrizes e Bases.

Este ano, outra grande surpresa: novamente candidata ao Senado pelo PSOL, A Heloísa Helena pensou mais uma vez na população deficiente visual (cegueira) e preparou 500 panfletos em Braille para serem entregues aos eleitores de Maceió/Alagoas.
Em setembro eu recebi o meu e com muita alegria pude ler as cinco páginas escritas especialmente para nós. Foi uma experiência marcante poder ler um panfleto em Braille pela primeira vez.

Gostaria de deixar um agradecimento especial a Heloísa e dizer que: Na política podem até falar que você nunca fez nada por Alagoas, mas eu nunca me esquecerei do seu gesto ao levar acessibilidade aos deficientes visuais do nosso país.

Também gostaria de avisar aos leitores do blog que tenho algumas cópias do panfleto em Braille e posso distribuir. Então, quem quiser, é só entrar em contato comigo pelas redes sociais ou no formulário de contatos.

Finalizo a postagem deixando um trechinho do panfleto para que as pessoas que enxergam e não sabem ler braille, possam conhecer:
"[...] Portanto, é importante renovar na memória de Alagoas, que no honrado período em que fui Senadora --trabalhando muito por Alagoas e sem participar das safadezas políticas -- eu encaminhei para nosso Estado, em Emendas ao Orçamento, mais de 100 (cem) milhões de reais para a construção de Hospitais Públicos, Creches, Casas Populares, Saneamento Básico, Abastecimento de Água, Mamógrafos, Equipamentos Hospitalares e muito mais! Além de apresentar vários Projetos de Lei para melhorias na Educação, Saúde, Segurança Pública." (páginas 3-4)

2 comentários: