Traduzir

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Vamos ao cinema? Tem filme com áudio-descrição em Maceió!

"Mais Forte que o Mundo" e "Contrato Vitalício" estão em cartaz nos cinemas de Maceió. Isso todo mundo que gosta de cinema já viu. Mas você sabia que existem versões acessíveis para esses filmes?

Graças ao avanço tecnológico, uma simples ida ao cinema pode se tornar algo mágico e autônomo para milhares de pessoas cegas. Foram desenvolvidos aplicativos com o objetivo de descrever as imagens que surgem na telona.
Um deles é o Movie Reading, disponível para as plataformas IOS e Android. Ele possui recursos de legenda em português, libras e áudio-descrição.
Funciona assim: Você baixa o aplicativo gratuitamente, acessa a lista de filmes, escolhe um e baixa a áudio-descrição. Então, assim que o filme começar , é só selecioná-la e sincronizar. O aplicativo "ouvirá" o som do filme e em poucos segundos descreverá as imagens em tempo real.

O melhor de tudo é que as salas de cinema não precisam fazer nenhum tipo de investimento com equipamentos específicos ou wi-fi. O usuário, depois que baixar a áudio-descrição, não precisará de internet para nada. Então pode colocar o celular no modo avião, diminuir o brilho da tela para não incomodar ninguém e aproveitar!
Tem mais! as áudio-descrições disponíveis não são apenas para filmes em cartaz. A ideia é proporcionar acessibilidade também para os que estejam em DVD e Blue-Ray, no Itunes, na NetFlix etc.

Já existem 11 filmes no Movie Reading. Toda semana entra filme novo! É só ficar de olho.
Em menos de um mês, pude testar bastante o aplicativo! assisti
"Abril e o Mundo Extraordinário" (no Cine Arte Pajuçara);
"Dorina - Olhar para o Mundo" (Documentário no HBO);
"O Começo da Vida" (Documentário na NetFlix).

Que venham mais e mais filmes com áudio-descrição nos cinemas e em todos os lugares possíveis!
Que a cada dia, os profissionais áudio-descritores possam se qualificar para oferecer uma áudio-descrição de qualidade aos usuários!
Parabenizo a todos os envolvidos nesse projeto do Movie Reading, inclusive a equipe de áudio-descritores por dar o pontapé inicial.

2 comentários:

  1. é maravilhoso poder assistir um filme com plena autonomia. Espero que o serviço oferecido pelo Movi Reading se consolide no Brasil, assim como já se consolidou em outros países. E que venham as melhorias na qualidade das áudio-descrições, pois nós consultores queremos trabalhar e os usuários merecem cada vez mais qualidade em seus momentos de lazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querido!
      Concordo contigo!
      Nós, enquanto usuários de AD, temos a chance de apreciar um número cada vez maior de eventos com o recurso da áudio-descrição.
      Enquanto consultores, poderemos contribuir com a melhoria da qualidade.
      É maravilhoso mesmo!
      #TamoJunto!

      Excluir