Traduzir

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Trabalhe, sempre.

Sempre fui do tipo curiosa. Talvez por isso escolhi jornalismo. Sempre gostei de conversar, de interagir com as pessoas, de tentar entendê-las e ajudar com uma opinião, com um exemplo ou somente com o silêncio. Descobri que tem gente que só precisa desabafar para se sentir melhor.

Geralmente eu sou aquela que inicia a entrevista. Qualquer tema é bom para começar! Aí, se a pessoa der corda, a gente vai entrando em um assunto, outro, outro... Dali a meia hora, no máximo, eu já conheci uma história. Em muitas ocasiões, o assunto é trabalho. E eu já ouvi cada história!
O rapaz que trabalha desde os 14 anos para sustentar os quatro filhos pequenos;
a moça que desistiu do emprego em uma empresa privada para abrir seu próprio negócio;
O rapaz que trabalha 10 horas por dia e nunca tem tempo para cuidar da saúde;
O jovem que faz bico de motorista enquanto sua família é toda envolvida no crime e nas drogas;
A moça que faz um trabalho voluntário com idosos;
O aposentado que decidiu complementar a renda levando crianças para a escola, para as aulas de inglês ou de balé. Ele me disse que muitos pais e mães preferem encher seus filhos de atividades extra-classe, mas não fazem ideia do que realmente os filhos precisam: de carinho e atenção. Fiquei imaginando o monte de histórias escondidas apenas nesse contexto.

O trabalho tem um valor imensurável. Não apenas pela recompensa financeira, que é importante, mas principalmente pela possibilidade de nos sentirmos úteis. Fazer algo de bom para alguém, ter experiências positivas para compartilhar e ter a possibilidade de aprender com o que não deu certo.
É claro que nada em exagero faz bem! Um dia o corpo sente os reflexos dos nossos atos. O excesso de trabalho pode nos afastar da convivência familiar ou da vida social com os amigos.
Do mesmo modo que a ausência pode nos acomodar em uma zona de conforto que no futuro poderá se tornar desconfortável.

Trabalhe sempre. Tenha em vista os seus objetivos. Busque se qualificar. Faça, em tudo, o seu melhor. Enfrente os desafios. Não dê ouvidos para as críticas negativas. Olhe a sua volta e pense no quanto você pode ser útil. Faça um trabalho voluntário.
Com o tempo você vai perceber o quanto evoluiu como pessoa e como profissional.
Boa sorte e bom trabalho para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário