Traduzir

sexta-feira, 29 de abril de 2011

AUDIODESCRIÇÃO NA TV!

O programa Prós e Contras, exibido na afiliada da rede Record
em Campinas, deu uma verdadeira aula sobre audiodescrição. A pauta foi a sessão de cinema que acontece mensalmente no Museu da Imagem e do Som - MIS CAMPINAS.
A matéria, levada ao ar na última edição do programa, foi além: não apenas falou sobre este recurso, mas também o utilizou.

Ouvindo-a, é impossível não imaginar as matérias de todos os telejornais, as novelas, os filmes,
tudo com audiodescrição. A expectativa da comunidade de deficientes visuais
do Brasil é que até 2018 tenhamos 24 horas de programação televisiva
audiodescrita, começando por duas horas semanais a partir deste ano.

Mas chega de suspense! Aos leitores que enxergam, uma sugestão: como
experiência, tentem assistir de olhos fechados.
Ao final, não esqueçam de comentar. Estou curiosa para saber a sensação
que todos tiveram!

Parabéns à equipe do
Prós e Contras
por demonstrar a audiodescrição na prática. Parabéns à Bell Machado pelo belíssimo trabalho como audiodescritora, e obrigada ao
blog da audiodescrição
por divulgar algo tão lindo.

8 comentários:

  1. Eu adorei! Lembrei dos filmes que já possuem audiodescrição. isso é ótimo. Anny.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    O Blog da Audiodescrição é que agradece por nos ajudar a divulgar esse recurso tão importante para milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.

    Assim como você, estamos ansiosos e com grande expectativa de que, desta vez, a ABERT cumpra a legislação, que o Ministério das Comunicações não volte atrás novamente, para que possamos, finalmente, ter uma televisão realmente acessível para todos.

    Grande abraço: Paulo Romeu

    ResponderExcluir
  3. É incrível como algumas impresas dificultam a efetivação de ações que lhes trarão benefício. Quando uma empresa investe em acessibilidade, ganha clientes. Se os meios de comunicação apoiassem a áudio-descrição, ganhariam audiência. Pensa-se muito em prejuízos imediatos, ignorando o fato de que um sábio investimento pode proporcionar lucros por um longo período.

    ResponderExcluir
  4. faby!! eu acho muito interessante essa experiência de assistir as coisas com os olhos fechados. tipo.. nós que enxergamos, muitas vezes não valorizamos esse presente que é a visão! por outro lado, "Bem-aventurados aqueles que têm os olhos fechados", pois que há muita coisa nesse mundo que os que não enxergam pediriam para não ver. depende de nós fazer bom ou mau uso do que Deus nos dá! mas sim, dou força para esses recursos que facilitam os deficientes visuais a terem acesso à nossa cultura, e graças a Deus tenho visto isso crescer bastante, e daqui a algum tempo creio que essas dificuldades que vocês têm serão praticamente nulas! parabéns pela iniciativa desse blog! continue firme e forte! beijoss do seu amigo Arthur!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabrícia,legal mesmo. E parabéns pelo seu trabalho!! Estava olhando seu blog e achei muito bom!! Felicidades

    ResponderExcluir
  6. Que experiência fantástica!!
    É importante conhecermos as sensações que a Audiodescrição nos possibilitou. Torço para que, finalmente, tenhamos uma televisão patente à todos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, minha querida

    Fiz o que você pediu e confesso que achei incrível! Com os olhos fechados fiquei mais atenta aos detalhes e minha imaginação foi além das imagens mostradas pela tela, que depois assisti com os olhos abertos. A audiodescrição é uma idéia daquelas que a faz a gente se perguntar: como não fizeram isso antes?? Um beijo enorme, Laís.

    ResponderExcluir