Traduzir

sábado, 23 de abril de 2011

ENXERGANDO COM OS OUVIDOS!

Há alguns anos fui a Nova Jerusalém/PE, para assistir ao famoso espetáculo a Paixão de Cristo.
Na ocasião, meus familiares, solícitos, tentavam descrever as cenas da
melhor maneira possível. Lembro-me que chovia muito. O local
estava lotado. Gente de todos os lugares querendo aproveitar ao máximo
aqueles momentos. Alguns guarda-chuva estavam abertos, o que
dificultava a visão de vários espectadores, que se indignavam. Mas
bastou o espetáculo começar para as pessoas esquecerem a chuva
e se concentrarem na belíssima história encenada ao vivo. Quem já viu isso
de perto, sabe bem do que estou falando.

Foi uma experiência interessante acompanhar as mudanças de cenário. a peça era
interrompida e a multidão caminhava para o cenário seguinte para ver a
continuidade do espetáculo.
Ao final, consegui entender a história e pude comentar, depois, todos os
momentos emocionantes que compartilhamos.

Mas, já imaginou como seria se minha família não conseguisse descrever
todas as cenas para mim? Talvez eu perdesse alguma parte importante da
encenação e nem perceberia. Principalmente se a cena fosse silenciosa.

Pensando em situações como esta, surgiu a audiodescrição. Um recurso
que garante independência e acessibilidade na hora de assistir
filmes, peças teatrais e outros eventos. De posse de um fone de ouvido, a pessoa
cega, ou com baixa visão, passa a conhecer todos os aspectos visuais da
cena: figurino, cenário, cores, gestos utilizados...
Tudo descrito nos mínimos detalhes e na hora que acontecem. Até parece que estamos "enxergando com
os ouvidos"!
Interessante, não?

Para finalizar,
CLIQUE AQUI
e assista a matéria exibida semana passada no Jornal Nacional. O assunto?
Um acontecimento histórico: pela primeira vez, houve audiodescrição no espetáculo a Paixão de Cristo 2011.
Foi dado o primeiro passo. Quem sabe, com o êxito desta experiência, ela poderá se repetir em
2012 e nos anos seguintes. É esperar pra ver! Ou ouvir...

Feliz páscoa!

5 comentários:

  1. Minha primeira experiência com áudio-descrição foi na Fundação Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, onde exibiam filmes nacionais. Filmes bons, mas que falam sobretudo das fraquezas humanas, destacando-as muito mais que o amor, esta força fundamental que move tudo de bom que fazemos. Por isso, só porro ficar mais que feliz com a "Paixão de Cristo" áudio-descrita. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16. Feliz Páscoa a todos e a ti também, princesa jornalista!

    ResponderExcluir
  2. fafááá!! parabéns pelo blog!! o objetivo é belíssimo!! beijoss no seu coração!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabrícia, meu nome é Vanessa e estou fazendo uma matéria para a faculdade sobre jornalismo acessível para deficientes visuais, você teria um e-mail para entrar em contato. O meu é vmiyasaka@hotmail.com Agradeço

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabrícia! Encontei em você inpiração para muitas de minhas ideias, até já estou enxegando mais quando os olhos fecho e nitidametne vejo pelo lado direito do cérebro. Ando muito preocupado com o mundo, e a cada dia mais e mais... sinto que morrerei um dia e de vergonha devo esconder minha alma num canto lá no céu, porque não fui capaz na terra, deixar para quatro filhas minhas, um País melhor do que recebí do meu Pai. Isto não tenho dúvida, ficarei devendo... Perdi a esperança, tenho uns escritos fortes e com destino certo,só isto disponho no momento, é a pedra da montanha que servirá ao sonho. Meu legado a ti, não deixar cair o arco do gráfico para seus descendentes, tenha mais sorte do que eu tenho neste mundo, lembrando que consiguirei levar comigo a dignidade que compartilhei e compartilho com alguns humanos.. Parabéns, fabrícia, você é demais... cobre muito do seu Benjamim...

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre quis ir. Mas quando lembro da multidão desanimo pq tenho pânico de multidão.

    ResponderExcluir