Traduzir

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Celulares que falam: meu primeiro contato com um Iphone.

Há alguns anos eu uso celulares que falam. Primeiro tive um e50 da Nokia, depois um 6210 e por último um e5. Cada um melhor que o outro e todos acessíveis. É que eu utilizava o Talks, um programa desenvolvido pela Nuance. Era só instalá-lo no aparelho e ele falava tudo que havia na tela. Então eu poderia fazer ligações pela agenda de contatos, enviar mensagens, usar a internet, "ler" livros.

Porém, no início deste ano fiquei sabendo que a Nokia não iria mais produzir celulares com sistema operacional Symbian. Na prática, deduzi que os celulares que suportam o Talks estariam fadados ao fracasso, uma vez que em pouco tempo eles se tornariam defasados. Então eu tinha três opções: continuar com meu e5 até ele dar o último adeus, partir para um celular com sistema Android, que também possue recursos de acessibilidade, ou migrar para um Iphone. Após muitas pesquisas, escolhi a terceira opção e caí de cabeça no desafio de utilizar um aparelho touchscreen, que todos diziam ser 100% acessível e, claro, com uma voz muito mais bonita que a do Talks. Assim como outros produtos Apple, ele já possue um leitor instalado denominado Voice Over.

No primeiro dia, veio o arrependimento. Eu não conseguia executar os gestos direito, queria aprender tudo que fazia no outro aparelho e o Iphone não ajudava. Eu escrevia uma mensagem e as letras embaralhavam, tentava entrar em qualquer aplicativo e nem sempre conseguia. Então, eu pensava: "Não deveria ter trocado de chip... agora sou 'obrigada' a continuar com esse aparelho. E se eu não me adaptar?"

Foi aí que veio a primeira constatação: se é preciso fazer uma mudança, que ela seja feita de uma vez por todas! Prender-se aos velhos hábitos pode dificultar ainda mais a adaptação.

No segundo dia, coloquei o celular na viva-voz mas não soube tirar e também não consegui fazer uma simples ligação usando o teclado do aparelho. Por outro lado, o recurso por voz foi a salvação da pátria naquele dia! Apertei no botão e falei: "Ligar para táxi" e ele fez a ligação para uma empresa de táxi que eu tinha armazenada nos meus contatos. Ufa! Pelo menos isso eu consegui fazer!

Eis outra constatação: Sempre existe um novo jeito de resolver um problema. É só parar e refletir um pouco que a solução aparece.

Faz uma semana que estou utilizando este aparelho e já me sinto 80% adaptada, se é que podemos dizer assim! O Iphone é muito mais do que eu poderia esperar e posso dizer que foi uma das melhores aquisições que já fiz. Além de possibilitar que eu efetue ligações, envie sms, esteja conectada o tempo inteiro nas redes sociais, ele ainda permite que eu veja os mapas de forma bem acessível e utilize o GPS para traçar rotas. O Voice Over fala as ruas por onde estou passando! Além disso, ainda posso instalar aplicativos fantásticos como o identificador de cédulas de real, o incrível identificador de cores de objetos, o excelente aplicativo para ouvir Podcasts. Tudo isso sem esquecer da câmera que autofocaliza e ainda me diz: "um rosto centralizado" e aí eu posso bater a foto!

Em fim, o céu é o limite! Só posso constatar que nos dias atuais, em meio a tantos recursos tecnológicos, ser deficiente visual não é mais tão difícil como antes, mesmo para quem não tem um Iphone. Tudo isso graças a empresas que pensam em acessibilidade!

Para saber mais sobre o uso de Iphone e outros produtos Apple por pessoas cegas, acesse: Dicas Apple
Já se quiser conhecer mais sobre como elas podem utilizar celulares com sistema Android, visite
Talk Droid

9 comentários:

  1. Posso dizer que começamos essa jornada juntos. Tu com o e50 e eu com o e65. Não sei se por acordo tático ou por coincidência, mas a partir do momento que começamos a usar celulares falantes, aprendemos muito juntos e continuamos aprendendo. Já no symbian fiquei impressionado com a possibilidade de identificar cores, dinheiro e etc, mas na prática as aplicações com estes fins no symbian nunca foram plenamente satisfatória. O Talks porém, representou um grande salto em nossa qualidade de vida, mesmo tendo que aprender um pouquinho para instalá-lo sem ajuda. Agora imaginem o Iphone! Novamente juntos, compramos e a alegria de usar um identificador de dinheiro e de cores; até objetos que realmente funcionam, além de um leitor de telas que já pudemos usar desde o primeiro minuto com o aparelho. Deixou de ser um salto e tornou-se uma verdadeira revolução em nossas vidas. Agora, quando alguém me perguntar se já fui enganado com o dinheiro ou se não tenho medo de que isso ocorra, poderei dizer. Não! Eu sei o valor exato do dinheiro assim que você me dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pelo identificador de dinheiro o iphone já valeu a pena! Muito bom ter a acessibilidade nas mãos, literalmente!

      Excluir
  2. Didi vc é demais, fico muito feliz de vc ser persistente em tudo que vc deseja, vc é um guerreira, a cegueira pra vc não lhe impede de nada vc é demais bjs mainha

    ResponderExcluir
  3. Didi ,vc escreve muito bem, de maneira clara,objetiva; sua matéria não cansa. Afinal vc. é uma boa jornalista....Fico muito feliz em ter vc como minha filha, a primeira de um grupo de quatro gatas... bjs mainhazinha, zinha, zinha, zinha......

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Ótimo texto e fico feliz de saber sobre o IPhone.
    Amanda Ferretti

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Oi Amanda! Muito obrigada!

      Fico feliz que você tenha gostado do texto. Espero que em breve você também possa se aventurar no uso do iphone!

      Excluir